Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9786556522715 Edição: 2 Ano: 2024 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 334 gramas Número de Páginas: 240
Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil
Rememorando o golpe civil-militar ocorrido no Brasil, que completa neste 2024 seus 60 anos, lançamos a segunda edição do livro Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil, de Carlos Fico.
Publicada originalmente em 1997, a obra analisa a propaganda política que o regime militar brasileiro produziu no período 1969-77, focalizando a velha temática do "otimismo" (e seu reverso, a do "pessimismo"), e mostrando a dimensão política dessas ideologias durante o período.
Nesta análise, é possível entender por que "os tópicos do otimismo - a exuberância natural, a democracia racial, o congraçamento social, a harmônica integração nacional, a cordialidade e a festividade do povo brasileiro, entre outros - foram ressignificados pela propaganda militar tendo em vista a nova configuração socioeconômica que se pretendia inaugurar". Uma propaganda baseada em um discurso ético-moral com estrutura, na qual teóricos e militantes se apropriaram, via golpe, do poder de conceituar o que era "nacionalidade", "democracia", "sociedade brasileira", "cultura brasileira", "economia brasileira" e assim por diante.
Agradecimentos
Prefácio à 2a edição
Prefácio à 1a edição. Uma certa ideia de Brasil
Introdução
1. Otimismo e pessimismo no Brasil
2. As formas de aparição do poder
3. O anseio pelo Brasil grande
4. A criação de uma agência de propaganda
5. A propaganda da ditadura
Conclusões
Fontes e bibliografia
Anexo 1
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 4
Anexo 5