Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522510320 Edição: 1 Ano: 2010

Outro Formato

Impresso

SAIBA MAIS

Indústria cultural: uma introdução

Autor(es): Rodrigo Duarte
Obras do autor

A busca por diversão é uma característica dos nossos tempos? Por meio de uma revisão histórica, este livro mostra que a demanda por entretenimento sempre existiu mesmo antes de surgirem os meios típicos da primeira fase da indústria cultural, como o cinema, o rádio e o gramofone. Este livro, de modo simples e direto, discute as práticas e os produtos da indústria cultural. Reflete também sobre a atualidade e a possível pertinência das críticas feitas à indústria cultural, tendo em vista as transformações provocadas pela globalização.

Este título da Série Filosofia integra a Coleção FGV de Bolso, voltada para a produção de obras de síntese sobre os mais diversos temas das ciências humanas e sociais. Destina-se a estudantes, professores e profissionais interessados em conhecer de maneira rápida e eficaz, por meio de textos claros e acessíveis, os assuntos tratados em cada volume.

Introdução

Capítulo 1 - As origens históricas da cultura de massas   

  • Atividades no Ancien Régime   
  • Diferenciação entre tempo de trabalho e de lazer   
  • A irrupção do entretenimento anterior à cultura de massas   
  • A passagem para os meios da cultura de massas   

 

Capítulo 2  -  O surgimento da Teoria Crítica da indústria cultural   

  • O advento da Teoria Crítica da Sociedade   
  • A ascensão do Nazismo e a fuga para os Estados Unidos   
  • A crítica à indústria cultural no contexto da Dialética do esclarecimento   


Capítulo 3  - Os operadores da indústria cultural segundo a crítica de Horkheimer e Adorno   

  • A manipulação retroativa   
  • A usurpação do esquematismo   
  • A domesticação do estilo   
  • A despotencialização do trágico   
  • O fetichismo das mercadorias culturais   


Capítulo 4  - Retomadas do tema da indústria cultural na obra de Adorno   

  • Indústria cultural e Teoria estética   
  • Abordagens tardias sobre a indústria cultural: televisão e cinema novo   


Capítulo 5   - Indústria cultural, globalização e digitalização   

  • Conceito de globalização   
  • A indústria cultural global   


Capítulo 6 -   Indústria cultural no Brasil   

  • Indústria cultural num país periférico?   
  • Rádio e cinema   
  • A televisão: telenovela e telejornal   


Referências bibliográficas   
 

Ebook

R$ 18,00 Em x de: R$ No boleto: R$ 18,00

COMPRAR