Detalhe do produto

Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais

Livro Impresso ISBN: 9788522508846 Edição: 1 Ano: 2011 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 700 gramas Número de Páginas: 404

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais

Organizador(es): Antonio Lavareda, Helcimara Telles
Obras dos autores

Este livro, reunindo os mais renomados especialistas acadêmicos em comportamento eleitoral, vem preencher uma lacuna importante na ciência política: oferece um conjunto de análises originais sobre as eleições de prefeitos de todas as regiões do país. Com base no pleito de 2008 em 12 capitais, os capítulos percorrem o processo decisório do voto no plano municipal, abordando um amplo leque de fatores contextuais e sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Campanhas e resultados eleitorais, nessa dimensão, ganham, enfim, inteligibilidade.

Apresentação
Antonio Lavareda | Helcimara de Souza Telles


1. Principais marcas das eleições municipais brasileiras de 2008
Antonio Lavareda

2. Predisposições, avaliação de governo e campanha eleitoral: a vitória de Kassab em São Paulo
Jairo Pimentel Jr. | Claudio Luis de Camargo Penteado

3. Divisão social e preferência política na disputa pela prefeitura na cidade do Rio de Janeiro em 2008
Fábio Vasconcellos | Marcus Figueiredo

4. Eleições sem oposição, alianças sem partidos: o voto para prefeito em Belo Horizonte
Helcimara de Souza Telles | Luiz Cláudio Lourenço | Tiago Prata L. Storni

5. Quanto vale um mandatário? Estratégias de campanha e voto em Salvador
Cloves Luiz Pereira Oliveira | Dalmir Francisco | Tiago Prata L. Storni

6. Voto retrospectivo, identidade partidária e campanha eleitoral na reafirmação do novo: a reeleição de Luizianne Lins em Fortaleza
Gustavo Venturi | Demétrio Andrade

7. Quando a popularidade reelege: o processo de decisão do voto para prefeito de Curitiba em 2008
Emerson Urizzi Cervi | Mathieu Turgeon

8. Luzes do “poste”: análise da eleição para prefeito do Recife em 2008
Aquiles Magide Bizarro | Arthur Leandro Alves da Silva | Enival do C. Rocha

9. O eleitor porto-alegrense: voto retrospectivo, identidade partidária e estabilidade política
Maria Izabel Noll | Marcia Ribeiro Dias | Silvana Krause

10. Manaus: quando o caso foge à regra
Luciana Fernandes Veiga | Malco Braga Camargos | Sandra Avi dos Santos

11. Da avaliação negativa à vitória nas urnas: voto e estratégias de campanha para prefeito de Belém
Carlos Augusto Souza | Dolores Silva | Edir Siqueira | Pedro Santos Mundim

12. Crônica de uma vitória anunciada: a reeleição de Íris Rezende em Goiânia
Denise Paiva | Pedro Floriano Ribeiro | Heloisa Dias Bezerra

13. A eleição para prefeito em Florianópolis: recompensando a administração do mandatário
Julian Borba | Yan de Souza Carreirão

Conclusões: as lógicas do voto para prefeito
Antonio Lavareda | Helcimara de Souza Telles


Referências
Anexo metodológico
Autores

 

Estado de Minias | 16/10/2011

Impresso

R$ 78,00 Em 2x de: R$ 39,00 No boleto: R$ 78,00

COMPRAR
SOB DEMANDA! Vamos produzir este livro sob demanda para você! Serão acrescidos 10 dias ao prazo do frete dos Correios para esta produção.