Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786557161081 Edição: 1 Ano: 2023

Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações

Autor(es): Arthur Rinaldi
Obras do autor

O estudo de Harmonia é um pilar central para a música ocidental. Trata-se de um estudo que constitui uma das bases mais importantes para a formação de um músico profissional. Este livro combina, sintetiza e atualiza informações oriundas de diversos livros utilizados no ensino de Harmonia e combina-as a abordagens pessoais, desenvolvidas e sedimentadas ao longo de minha experiência como pesquisador e professor de disciplinas como Harmonia, Contraponto, Análise Musical e Composição. Assim, o presente livro foi pensado como material de base ou de apoio para o ensino de Harmonia centrado na prática tonal, seja em cursos de nível técnico, de nível superior, ou mesmo em cursos livres. São fornecidas explicações detalhadas sobre os princípios e convenções da prática tonal, acompanhadas de ilustrações e exemplos musicais. O livro também contém capítulos de análise de obras do repertório ocidental, os quais ilustram como o conhecimento teórico é utilizado para guiar a interpretação do discurso harmônico. Os capítulos finais abordam expansões e adaptações da prática tonal encontradas em obras dos séculos XX e XXI, com a apresentação de conceitos teóricos e de análises de obras que não são estritamente tonais, trazendo uma importante contribuição para a modernização do ensino de Harmonia. Este livro é resultado do projeto de pesquisa Perspectivas sobre Análise e Teoria Musical na Contemporaneidade..

Sobre o autor

Prefácio

Apresentação

 

1 Introdução

1.1 Sobre o ensino de Harmonia

1.2 Sobre os exercícios de encadeamento

1.3 Sobre a prática tonal

1.4 Sobre o conceito de Harmonia

1.5 Sobre as análises harmônicas

1.6 Sobre as referências bibliográficas

 

2 Conceitos básicos

2.1 Modos e escalas

2.2 Sobre consonâncias e dissonâncias

2.3 Sobre os diferentes padrões de notação harmônica

2.4 Sobre a relação complementar entre Harmonia e Contraponto

 

3 O modelo coral a quatro vozes

3.1 Dobramentos (tríades perfeitas)

3.2 Disposição dos acordes

3.3 Outras observações sobre a disposição das tríades perfeitas

 

4 Progressão harmônica e encadeamento de acordes

4.1 Tipos de progressões harmônicas

4.2 Encadeamento de acordes e condução de vozes

4.3 Observações sobre movimentos melódicos

4.4 Observações complementares

4.5 Escrita, leitura e escuta dos exercícios

4.6 Exercícios

 

5 Uso e tratamento de dissonâncias simples

5.1 Tríades diminutas

5.2 Tétrades diatônicas

5.3 Observações complementares

5.4 Exercícios

 

6 Inversões de tríades e tétrades

6.1 Grafia das inversões de tríades

6.2 Grafia das inversões de tétrades

6.3 Funções das inversões

6.4 Disposição e encadeamento das inversões

6.5 Observações complementares

6.6 Exercícios

 

7 Cadências, Ornamentações e Pedais

7.1 Cadências

7.2 Padrões de ornamentação melódica

7.3 Pedal

7.4 Observações complementares

7.5 Exercícios

 

8 Análise de Repertório I

8.1 Coral Allein Gott in der Höh’ sei Ehr’, de J. S. Bach

8.2 Coral Alle Menschen müssen sterben, de J. S. Bach

 

9 O modo Menor

9.1 Escalas menores e suas funções no modo Menor

9.2 Acordes oriundos das escalas menores

9.3 Encadeamento de vozes no modo Menor

9.4 Observações complementares

9.5 Exercícios

 

10 Empréstimo modal

10.1 Encadeamento de acordes oriundos de empréstimo modal

10.2 Exercícios

 

11 Passagens individuais e Dominantes secundárias

11.1 Tons vizinhos

11.2 Grafia dos acordes emprestados de tonalidades secundárias

11.3 Uso e encadeamento dos acordes secundários

11.4 Observações complementares

11.5 Exercícios

 

12 Análise de Repertório II

12.1 Coral Ach Gott und Herr, de J. S. Bach

12.2 Coral Auf, auf, mein Herz, und du, mein ganzer Sinn, de J. S. Bach

12.3 Coral Das neugeborne Kindelein, de J. S. Bach

 

13 Modulações

13.1 Princípios gerais

13.2 Tipos de modulação

13.3 Observações complementares

13.4 Exercícios

 

14 Análise de Repertório III

14.1 Coral Ach Gott, wie manches Herzeleid, de J. S. Bach

14.2 Prelúdio em Dó Maior (O Cravo Bem-Temperado), de J. S. Bach

14.3 Coral Auf meinen lieben Gott, de J. S. Bach

14.4 Exercícios

 

15 Extensões (9ª, 11ª, 13ª)

15.1 Grafia dos acordes com extensões e de suas inversões

15.2 Disposição e encadeamento das extensões

15.3 Observações complementares

15.4 Exercícios

 

16 Acordes especiais

16.1 Subdominante napolitana

16.2 Acordes com 5ª aumentada

16.3 Acordes de sexta aumentada

16.4 Observações complementares

16.5 Exercícios

 

17 Relações de mediantes cromáticas

17.1 Princípios gerais

17.2 Disposição, encadeamento e grafia

17.3 Aplicações práticas

17.4 Exercícios

 

18 Análise de Repertório IV

18.1 Prelúdio, Op. 28, n. 15, de F. Chopin

18.2 Consolação n. 3, de F. Liszt

 

19 Expansões e adaptações harmônicas da prática tonal

19.1 Tratamento expandido das dissonâncias

19.2 Incorporação de elementos modais

19.3 Tonalidade flutuante e tonalidade suspensa

19.4 Aplicações práticas e analíticas

 

20 Análise de Repertório V

20.1 Prelúdio, Op. 28, n. 9, de F. Chopin

20.2 Prelúdio, Op. 11, n. 9, de A. Scriabin

 

21 Análise de Repertório VI

21.1 Prelúdio, Op. 11, n. 16, de A. Scriabin

21.2 Prelúdio n. 8, Livro I, de C. Debussy

 

22 Considerações finais

 

23 Referências bibliográficas

Ebook

R$ 29,90 Em x de: R$ No boleto: R$ 29,90

COMPRAR